16 outubro 2013

DIY aromatizador de ambientes!

Aromatizadores de ambiente são um charme na decoração, além de serem gostosinhos para o olfato. Perfumam a casa 24h por dia sem a preocupação de pegar fogo se ficarem acesas sem ninguém perto, são também uma forma bem original de presentear familiares ou uma amiga ou ainda dar como lembrancinhas no chá de bebê, etc.


É claro que você pode ir numa loja e escolher um aromatizador pronto. Mas dou três motivos para fazer: primeiro porque o toque caseiro em um presente ou na sua casa mostra que você se importou em colocar carinho naquilo, segundo porque você não vai levar 5 minutos fazendo. Por último: cobram caro. Na loja mais barata que conheço vi cobrando 25 reais um aromatizador com 200ml. Eu gastei 5,70 e tenho muito álcool e corante sobrando para fazer vários outros (e eu fiz um pote de 300ml).

Antes de começar vou explicar que eu não sigo medidas exatas, sigo a intuição já que esse diy realmente não exige cuidados tão altos e precisos. Mas para quem gosta de exatidão seguem junto à lista de material "oficial", as medidas indicadas:

Material necessário e medidas (para 100ml de aromatizador):
- 1 frasco para aromatizador 
- Varetinhas 
- 65 de álcool de cereais (mas podem utilizar o normal)
- 10 ml de água destilada (mas podem usar filtrada que também dá certo!)
- no mínimo 20ml de essência
- 1 mísera, modesta e humilde gotinha pequena de corante solúvel em água (sério, mais a frente explico porquê)


Considerações necessárias:
a) O frasco de aromatizador só apresenta uma diferença em sua tampa, que é furada com um círculo proporcionalmente largo no meio. Se você não encontrar ou não quiser investir, use um que tenha em sua casa e faça um furo largo no meio da tampa ou simplesmente deixe destampado. As varetinhas próprias são a mesma coisa, se não tiver utilize palitinhos de churrasco ou o que tiver, só precisa ser de madeira e não deixe de usar esse material, pois é dali que o cheiro vai ser propagado. 

b) O álcool de cereais teve sua circulação proibida porque pessoas de alto nível intelectual estavam usando esse álcool mais inflamável que o álcool comum para acender churrasqueiras. Se você encontrar ou tiver em casa, use (mas não para acender fogo). Se não tiver, use o normal, a diferença é que o normal dura cerca de um mês o potinho de 250 ml enquanto o de cereais proporciona uma duração um pouco maior.

c) O corante solúvel em água facilita a dissolução na água (OHHH!), mas se você só tiver em pó, junte ele na água filtrada  e misture com uma colher antes de acrescentar ao álcool. Assim é mais fácil!
Sobre a mísera gotinha, é até questão de gosto, mas os aromatizadores costumam ter certa transparência em seu líquido, então se você coloca muito, vai ficar diferente das lojas além de com o tempo manchar as varetinhas. Mas se você acha bonito assim, pode acrescentar, não vai dar errado!

d) Se você for presentear alguém, é legal deixar a tampinha com o papel seladinho e entregar assim para a pessoa. Porém, vai ser preciso deixar o pote destampado umas duas horinhas pra sair o cheiro forte de álcool.


Modo de preparo:
Já vi muita gente preparando do seu jeito, eu aprendi assim:

1) Coloque o álcool dentro do recipiente
2) Preencha com água
3) Acrescente 1 gota de corante e mexa devagar o seu frasco, em um movimento rotatório e leve como se faz ao apreciar vinho.
4) Despeje a essência, misture novamente
5) Tire o papel que vem selando o buraco e coloque ali suas varetinhas!
6) Decore como quiser ou não decore e está pronto!

Dicas!
* Se for um presente, que tal colocar  o potinho dentro de um saquinho de celofane, com as varetinhas do lado e amarrar o saquinho com um lacinho?
* Não use essências fortes ou facilmente enjoativas como baunilha e ylang ylang, pois o aromatizador vai durar um tempinho (não é legal ficar enjoada) e o perfume forte no ambiente pode desagradar outros moradores da sua casa ou visitas na sala de estar. Mas se você ama baunilha e jamais irá enjoar, que tal usar no seu quarto? 
* Reaproveite! Lave bem o frasco e as varetinhas para tirar o cheiro da essência e use de novo!
* Cheirinhos suaves como eucalipto e hortelã combinam com banheiro, assim como os de maracujá e pitanga que ainda acalmam. Cheiros cítricos ficam gostosos na cozinha, como laranja ou limão. Na sala utilize cheiros neutros como florais leves, guarde os fortes para um ambiente que seja só seu. 

Participação especial da minha cadelinha Jolie



E aí, meninas, gostaram? Alguém já fez isso em casa ou querem fazer?
Leia mais sobre:

1 comentários:

  1. Na Casa das Essências SS você encontra tudo para fazer difusores/aromatizadores de ambiente. Materiais e receitas online! Acessem nosso site e conheçam! http://casadasessencias.com.br/

    ResponderExcluir

 


Mandy Francesa
Direitos reservados 2014/2015 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral
Ilustração por Carla Nascimento