22 setembro 2013

Primavera austral chegando!


Jardim Botânico -RJ
Todas as fotos deste post foram retiradas por mim, se deseja utilizá-las ao menos link o blog!

Hoje -22 de setembro- começa a primavera, uma das estações mais bonita e querida por estar associada ao nascimento das flores e até de alguns bichinhos. Mas isso todo mundo já sabe, o que algumas pessoas não conhecem é como os gregos explicavam a troca de estações na Antiguidade.

Na mitologia grega o trabalho de cuidar das flores e colher frutos pertencia a Perséfone, filha de Zeus (Deus dos Trovões, a figura mais "importante" do Olimpo) e Demeter (Deusa associada à agricultara e gestação). 


Saquarema - RJ


Perséfone era muito bonita e na sua adolescência atraiu o interesse de seu tio por parte de pai, Hades (Deus do subterrâneo). Ele a pediu em casamento, o que não foi aceito por seus pais. Então Hades decidiu raptá-la, cavou um buraco na região que a jovem colheria flores, a queda a levaria direto para o mundo dos mortos. Lá lhe deu romã para comer para que assim Perséfone não pudesse mais deixá-lo. Lembrando que havia uma crença de que quem comesse o grão das profundezas não poderia mais retornar.

Somando a tristeza da mãe por ter perdido sua filha e a própria ausência do trabalho de Perséfone, a terra sofreu muito com a falta de cuidados das Deusas, se tornando fria, seca e improdutiva. Diante da escassez de alimentos Zeus foi conversar com seu irmão e chegaram a um comum acordo: metade do ano Perséfone passaria com a mãe, período que representa as estações quentes do ano quando a terra dá muitos frutos e flores; a outra metade passaria ao lado do esposo e este período de seca e frio corresponde ao outono e inverno.

Eu amo mitologia grega, acho esse conto muito legal! A nível de curiosidade, Pérsefone era tão bonita que irritava Afrodite, a Deusa da beleza. Seu nome "Perséfone" se refere ao período em que esposou de Hades, seu nome dado pelos pais era Koré.

Abaixo mais algumas fotos que tirei na primavera do ano passado!








p.s.: Algumas marcas d'águas estão diferentes, pois algumas levam meu nome e outras o do blog, porém todas são minhas e ao utilizá-las não retire meus créditos!

Se quiser ver outras fotos minhas clique aqui!
Leia mais sobre:

2 comentários:

  1. Lindas fotografias ^^ A primeira ficou perfeita, sempre quis tirar uma foto com borboletas mas até eu pegar a câmera elas já voaram :/
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pois é, pra tirar fotos de borboletas tem que ser bem rápido. Eu costumo passar o dia com a câmera e quando vejo uma tiro de longe, com foco alto. Assim não corro o risco dela se assustar logo e sair voando super rápido. rs

      Excluir

 


Mandy Francesa
Direitos reservados 2014/2015 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral
Ilustração por Carla Nascimento