08 setembro 2013

DIY velas perfumadas


Ultimamente tenho tentando redecorar meu quarto e foi aí que pensei nas velas perfumadas e fui em busca de algumas que me agradassem. Então conheci uma loja com velas lindas e muito cheirosas, perfeitas! Mas apareceu um pequeno problema: a vela que gostei custava 168 reais! Para quem pode a marca é Voluspa e a encontrei numa loja do Shopping Leblon! 

Olha que lindas! <3 E são muito cheirosas! <3 E caras :(

Então, como pagar 168 reais e uma vela não me agrada muito, resolvi fazer minha própria vela. É muito fácil e barato! Eu gastei 40 reais com todo o material vale ressaltar que onde moro tudo é absurdo de caro!

Material necessário:

- Parafina (se a sua não vier já cortada em pedaços, faça manualmente);
- Pavio;
- Potinho de vidro (pode ser de mel, azeitona, patê ou o de geleia com o meu da primeira foto);
- Anilina da cor desejada para colorir sua vela (a primeira foto está sem corante porque ela é de baunilha e a quis branquinha)
- Essência
- Algum palitinho de picolé, churrasco, algo que você possa usar pra enrolar o que sobrar do pavio para fora do pote (Isso mantem o pavio reto e não deixa ele sambar no seu pote)


 Passo a passo:

1. Para fazer um potinho de vela use o dobro da medida de parafina (Como eu não queria a vela cheia até a boca, os potinhos acima que usei pra fazer uma vela também não estavam cheios)
2. Derreta a parafina em banho maria junto com a anilina (usei bem pouquinho porque esse pink já era bem forte). Deixe a parafina derreter sozinha, não precisa ficar mexendo!


3. Quando a parafina estiver derretida, acrescente a essência (eu utilizei 1 col de sobremesa de morango com champagne, mas isso depende do seu gosto) e mexa.
4. Desligue o fogo e transfira para o seu potinho.



5. Observe essa parte no fundo que está se formando, está maior do que antes. Este é o momento para colar o pavio nesse fundinho se precisar pressione levemente com o palitinho. Depois amarre o que sobrar do pavio no palitinho, assim ele se manterá em pé certinho.
6. Espere a vela esfriar por cerca de 30 minutos a 1 hora (depende do calor da sua cidade). Corte o pavio excedente.

Tchan ran, sua vela está pronta! Eu esperei um dia para acendê-la pela primeira vez, embora tenha lido que são necessárias somente 3 horas.

* Dica: se seu potinho for grande como a minha de baunilha, é legal dar um jato de calor com o secador no pote antes de colocar a parafina derretida, isso faz com que ao endurecer ela fique uniforme e lisinha!
* Dica²: para lavar a panela use água quente.


Minhas velinhas de canela (as pequenas), morango com champagne (quadrada) e baunilha! 





Leia mais sobre:

15 comentários:

  1. Ficaram lindas, e parecem realmente fáceis de fazer! Vou tentar um dia desse que estiver me sentindo criativa! E vou querer saber onde vc comprou os materiais!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito fáceis! As essências vendem no mundo verde, as anilinas em armarinhos de costura e o material da vela em si (parafina e pavio) em lojas de artesanato. Mas comprando os preços, acho mais em conta -além da variedade disponível- comprar na internet!

      Excluir
  2. nossa não sabia q anilina coloria, comprei tudo quanto é tipo de tinta e ñ dava certo '-', belo trabalho :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi algumas pessoas utilizando outras formas de colorir, até giz de cera, por exemplo, mas a anilina é o mais indicado e sempre dará certo! Vende em lojas de costura/tecidos! :D

      Excluir
  3. Essas essências são ótimas e super fácies de achar, tem nas lojas do Mundo Verde, mas tbm vendem no site: www.essenciaearteloja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz e as velas ficaram super perfumadas!!!

      Excluir
  4. ola ficarao lindas mesmo eu queria saber onde comprar esses vidros quadrados e que nao seja caros rsrs ......parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Esses exatamente comprei em loja física na minha cidade (Macaé). Mas você encontra na internet lojas que às vezes são até mais baratas que nas nossas cidades. Eu já comprei muitos produtos nas lojas momentodaarte.com.br e artefeita.com.br . Foi tudo ótimo e veio sempre tudo certo.

      Excluir
  5. o cheiro continua exalando depois de um tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorrane, ainda possua essa de baunilha da foto, está no finalzinho e só de abrir a tampinha você já sente o cheirinho. Então dura sim :)

      Excluir
  6. Olá dei uma passada em seu blog e adorei. Essa última foto, linda demais. Mês de outubro estarei batizando meu filhote e irei fazer velas para dar de lembrança. Vi umas caixinhas de acrílico dura. Gostaria de faze-las ali dentro. Será que aguenta o calor ? Pretendo perfuma-las, tomara que o cheiro dure até outubro. O que você me aconselha?

    ResponderExcluir
  7. Olá dei uma passada em seu blog e adorei. Essa última foto, linda demais. Mês de outubro estarei batizando meu filhote e irei fazer velas para dar de lembrança. Vi umas caixinhas de acrílico dura. Gostaria de faze-las ali dentro. Será que aguenta o calor ? Pretendo perfuma-las, tomara que o cheiro dure até outubro. O que você me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Acho que não dura, não, corre risco de derreter... você não tem como arrecadar potinhos de papinha de bebê? De repente amigas do trabalho, pessoas da família podem ir guardando os potinhos pra você! Tente mesmo trabalhar com vidro, aí não terá erro!
      p.s.: se caprichar na essência, dura até outubro sim. Vou te dar uma dica, faça a vela, espere um dia para esfriar, depois derrame um pingo de essência pela vela novamente e feche com a tampinha, até dar pros seus convidados ela vai se encaminhando pro final do pote, vai ficar uma delícia!

      Excluir
  8. Nossa que diy perfeitooo <3
    Adorooo decoração e essa apaixonei completamente.
    Pois tem um enorme diferença do preço em de 168 reais para 40 ha ha, super em conta, vou tentar fazer ha ha, comprar pouco a pouco os itens que precisam <3
    Blog Atrás da Penteadeira

    ResponderExcluir

 


Mandy Francesa
Direitos reservados 2014/2015 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral
Ilustração por Carla Nascimento