19 setembro 2013

Chá: a poção da beleza!


Com a oscilação de temperatura frequente no nosso país, mesmo com a primavera chegando a gente sabe que de repente pode fazer frio, então nada melhor que apostar nos chás que podem ser bebidos quentinhos ou bem gelados!

A praticidade não é o único motivo pra beber chás, ele tem muitos benefícios para a saúde e muitas pesquisas revelam sua relação com a recuperação de diversas doenças! Eu sou adepta ao chá desde que me conheço por gente, na minha casa as pessoas sempre foram fãs da bebida e comigo não foi diferente. Como muitas amigas sempre me perguntam sobre como fazer, qual é bom para o quê, vi que seria útil fazer alguns posts sobre, começando pelos benefícios "estéticos": perda de peso!

"10 Razões para beber chá: 1-É rico em antioxidantes. 2-Não tem quantidades consideráveis de calorias.  3-Aumenta seu metabolismo. 4-Te ajuda a se acalmar. 5-Faz sua pele melhorar. 6-Melhora sua imunidade. 7-Têm muitos benefícios para saúde. 8-Te ajuda a dormir a noite. 9-É o melhor substituto do café (falarei disso em outro post). 10-Você pode beber quente ou frio!"


O consumo cotidiano de chá emagrece!

1. Nesse quesito o mais conhecido do grupo dos diuréticos é o chá verde, feito a partir da 
Camellia sinensis, atua acelerando o metabolismo e ajuda o corpo a queimar gordura. É importante saber que ele também ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL), além de prevenir doenças cardíacas. Estudos também comprovam que sua ação oxidante previne até câncer! Uma pequena dica que posso dar é que ele parece menos amargo quando está muito gelado!

2. O chá branco também auxilia o corpo da mesma forma que o verde, aliás ambos são extraídos da mesma planta só que de forma diferente. Na minha opinião, é mais gostosinho de beber do que o verde por não ser amargo, então se você quer um chá para emagrecer e não curtiu o verde, aposte no branco!

3. Já o chá de hibisco vai atuar de forma um pouco diferente, pois ao contrário dos chás acima que possuem uma quantidade de cafeína considerável, o chá de hibisco além de auxiliar na perda de peso também tem um potencial anti-inflamatório e é um importante aliado na recuperação de resfriados. 


4. Mais um chá que auxilia na perda de peso é o de chapéu de couro, também é um diurético e assim como o hibisco tem um suave potencial laxante e é anti-inflamatório. Ele também tem uma relevância para quadros reumatológicos, se você se encontra nesta situação converse com seu médico sobre o consumo do chá associado ao seu tratamento. Para quem sofre de gastrite nervosa também é legal, dá uma boa aliviada mesmo!

5. Chá de Limão com gengibre! Como os outros chás citados, o de limão também é anti-oxidante e além disso também auxilia a digestão; enquanto o gengibre é termogênico, ou seja, mantém o metabolismo acelerado para uma maior queima calórica, é ótimo para potencializar o efeito de atividades aeróbicas (bicicleta, corrida, jump, dança, etc)

6. MateNossa, eu amo chá mate super gelado! Há quem beba quente, eu nunca arrisquei até porque meu amor incondicional por mate gelado nunca me permitiu. Mate é gostoso, refrescante, melhor coisa no verão não há! Além de ser delicioso também e diurético e com isso auxilia também na perda de peso. 


O modo de preparo de todos, exceto do nº 5 (limão com gengibre) é feito através da infusão de ervas. Ferva água até borbulhar, se for beber quente pegue um pouco desta água e coloque no bule para que ele fique quente, depois despeje a água do bule (que terá esfriado um pouco) fora e coloque o resto da água fervida junto com as ervinhas. Coe antes de servir.
Como faço todos gelados, não faço esse passo de aquecer o bule, deixo as ervas em infusão dentro da própria panela e depois transfiro com um coador para o recipiente e levo para a geladeira. 

O chá de limão com gengibre também é muito simples, ferver água, despejar no recipiente e espremer ali metade de um limão para cada 200 ml de água, colocar um pedaço de gengibre descascado e prontinho, beber quentinho ou esperar gelar! Se for servir na mesa que tal colocar as rodelinhas de limão dentro da jarra como nesta foto abaixo?


Dica: é importante lembrar que os efeitos desses chás na perda de peso são muito altos, mas não adianta nada comer coxinha de galinha o dia inteiro junto com os chás porque assim como todos os alimentos, eles auxiliam muito, mas não fazem milagres. Não adianta comer quantidades absurdas de carboidratos e esperar que o coitado do chá dê conta do colesterol. E aí você pode até me perguntar "mas se tenho que comer bem, de que esse chá adianta?" e eu te respondo que muitas pesquisas científicas -pra não forçar ninguém a acreditar somente nas minhas palavras- apontam que pessoas que se alimentam bem e consomem chá todos os dias têm resultados muito melhores do que os que apenas focam na alimentação.


Referências:
Leia mais sobre:

4 comentários:

  1. Gente, não sabia disso do chá de hibisco! E limão e gengibre são os queridinhos né s2 Até hoje bebo a água com gengibre hahahaha Apaixonada s2 Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Chá de hibisco ajuda bastante e tá entrando bem na modinha. Acho que no verão vão falar muito dele. Eu prefiro chá branco e o mate, não adianta! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei e vou experimentar o de hibiscus, fiquei curiosa pelo de chapéu de couro, é gostoso??? Eu sou muito preguiçosa e prefiro os de saquinho mesmo, sou apaixonada pelos Twinnings, coleciono!!!! Meus favoritos são Lady Grey e Camomile, Vanilla & Honey. Vc, como boa anglófila, deve conhecer, né??? São the best!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, nem o de hibisco nem o de chapéu de couro eu tomei em saquinho, pode ser que o gosto varie. O hibisco é um tanto polêmico, tem gente que ama e acha que parece framboesa, tem gente que odeia. Eu gosto, ainda acho que é menos amargo que o verde!
      O chapéu de couro é mais fácil de agradar o paladar, inclusive ele é um dos componentes do refrigerante Mineirinho, conhece? Esse é o único refrigerante que eu AMO, acho muito gostoso!
      Ainda não experimentei esse Lady grey, vou procurar!

      Excluir

 


Mandy Francesa
Direitos reservados 2014/2015 ©
Desenvolvido por Laíza Cabral
Ilustração por Carla Nascimento